Lagoa do Ouro é destaque em Pernambuco nos indicadores

A Secretaria de Saúde comunica com muita alegria e orgulho que o município de Lagoa do Ouro foi premiado pelo Programa Previne Brasil.

Desde o início do governo uma das prioridades foi a reestruturação e reorganização da Rede Municipal de Atenção à Saúde, não medindo esforços para que fosse ofertada a população melhoria no acesso aos serviços e uma assistência de qualidade.

Em meio à pandemia da COVID-19, a secretaria de saúde, buscou inovar e se reinventar e trazer avanços para saúde do nosso município. E mesmo diante dos diversos enfrentamentos advindos do período de pandemia, Lagoa do Ouro conseguiu se destacar e cumprir metas importantes para saúde do município e para a manutenção do recebimento de recursos essenciais.

No Levantamento parcial (Janeiro a Outubro de 2021) do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) alcançou resultados positivos, cumprindo 100% das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com indicadores que englobam todas as áreas da vigilância em saúde e Atenção Básica (HIV, sífilis por gestante; indicadores de imunização, hanseníase, tuberculose, dengue, notificações de agravos relacionados ao trabalho e registros de óbitos no SIM).

Alcançou o 12º lugar entre os municípios de Pernambuco no PREVINE BRASIL, programa que envolve critérios como: consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV para gestantes, cobertura de exame citopatológico, vacinação, acompanhamento de

Apenas Lagoa do Ouro e outro município da V Gerência Regional de Pernambuco cumpriram alguns critérios estabelecidos pelo PREVINE BRASIL como o de atendimento a pessoa hipertensa e diabética e cadastro das equipes no SCNES. E com isso, receberá incentivo financeiro para apoio à implementação da Estratégia de Saúde Cardiovascular – ECV, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Os resultados evidenciam os esforços dos profissionais e da gestão municipal com a promoção da saúde dos cidadãos, bem como com a valorização dos mecanismos adotados para prevenção de doenças e oferta de uma saúde pública de qualidade.#lagoadoouro#lagoadoourope#prefeituradelagoadoouro#lagoadoouro2021#mudalagoadoouro#liberdadeparacrescer